NOTÍCIAS

NOTÍCIA

terça, 19 de julho de 2016
Festival gastronômico contemplado por edital da Codemig movimenta a cidade de Lambari

Eventos dedicados à valorização e à comercialização da gastronomia mineira são fomentados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa

De quinta-feira a domingo (21 a 24/7), o Festival Gastronomia & Artes movimenta a cidade de Lambari, estância hidromineral que integra o Circuito das Águas de Minas Gerais. Fomentado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o festival traz tendas gastronômicas e de artesanato, além de oficinas e música ao vivo. A iniciativa de fomento é parte do Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa.

A edição 2016 do festival terá como tema “Temperos do Mundo na Comida Mineira”. Doze estabelecimentos participantes desenvolveram receitas que combinam ingredientes tipicamente mineiros com sabores cosmopolitas. Outro destaque é a tenda “Vamos Comer Café”, onde o público poderá degustar pratos e sobremesas que incorporam este importante produto regional. Cerca de oito mil visitantes devem passar pelo evento.

O Festival Gastronomia & Artes será realizado no espaço Piscina de Água Mineral, em Lambari. Outras informações sobre a iniciativa estão disponíveis em www.gastronomiaeartes.com.br.

Editais de gastronomia

Os editais de gastronomia lançados pela Codemig abrangem propostas de festivais gastronômicos e de projetos para a realização de encontros de Food Truck em cidades da Estrada Real. Ao todo, mais de 10 projetos foram contemplados, beneficiando todos os territórios gastronômicos do Estado: Cerrado, Espinhaço, Rios, Central e Mantiqueira. O investimento da Codemig nessa iniciativa pioneira totaliza R$1,5 milhão.

Foram avaliados critérios como viabilidade da execução, abrangência, inovação, envolvimento de profissionais e produtos da região, participação de chefs, público estimado, estrutura física, estratégias de comunicação e comercialização, tradição do evento e acessibilidade. A seleção de projetos de fortalecimento e fomento dos festivais gastronômicos tem o objetivo de potencializar a cadeia produtiva gastronômica em Minas Gerais e contribuir para a movimentação do fluxo turístico regional e nacional, além de reforçar o posicionamento do Estado como um destino turístico gastronômico de referência no País.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig à gastronomia integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.

A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários. Estima-se que haja mais de 250 mil empresas no Brasil na área da Indústria Criativa. Acompanhe as iniciativas do programa Minas de Todas as Artes no Facebook (www.facebook.com.br/minasdetodasasartes) e no Instagram (@minasdetodasasartes).