NOTÍCIAS

NOTÍCIA

terça, 16 de agosto de 2016
Festival incentivado pela Codemig atrai 45 mil pessoas a bares e restaurantes de Divinópolis

Eventos dedicados à valorização e à comercialização da gastronomia mineira são fomentados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa

Entre os dias 1º de julho e 6 de agosto de 2016, o Festival Prato da Casa movimentou a cena gastronômica de Divinópolis, no centro-oeste mineiro. Em sua 12ª edição, o evento destacou os “Sabores do Cerrado”: 14 bares e restaurantes incorporaram ingredientes típicos, como os queijos canastra e do serro, tomate, café e grãos, em pratos inéditos que disputaram o voto dos comensais. O vencedor da competição foi o bar Peixe Dourado, com o petisco “Canastraqui”: medalhão de tilápia com creme de palmito, crosta de queijo, espetinho de tilápia com queijo canastra e hortelã, bolinho de arroz com banana da terra, molho de pequi, molho agridoce de abacaxi e balinhas de café.

Fomentado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Prato da Casa atraiu mais de 45 mil clientes aos estabelecimentos participantes, ao longo de 36 dias de evento. Já à festa de encerramento, no dia 6/8, compareceram 10 mil pessoas. A iniciativa de fomento é parte do Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa.

Editais de gastronomia

Os editais de gastronomia lançados pela Codemig abrangem propostas de festivais gastronômicos e de projetos para a realização de encontros de Food Truck em cidades da Estrada Real. Ao todo, mais de 10 projetos foram contemplados, beneficiando todos os territórios gastronômicos do Estado: Cerrado, Espinhaço, Rios, Central e Mantiqueira. O investimento da Codemig nessa iniciativa pioneira totaliza R$1,5 milhão.

Foram avaliados critérios como viabilidade da execução, abrangência, inovação, envolvimento de profissionais e produtos da região, participação de chefs, público estimado, estrutura física, estratégias de comunicação e comercialização, tradição do evento e acessibilidade. A seleção de projetos de fortalecimento e fomento dos festivais gastronômicos tem o objetivo de potencializar a cadeia produtiva gastronômica em Minas Gerais e contribuir para a movimentação do fluxo turístico regional e nacional, além de reforçar o posicionamento do Estado como um destino turístico gastronômico de referência no País.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig à gastronomia integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.

A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários. Estima-se que haja mais de 250 mil empresas no Brasil na área da Indústria Criativa. Saiba mais no facebook.com/minasdetodasasartes e no Instagram: @minasdetodasasartes.